Especificação dos Serviços
- Orientações Gerais sobre Diário/razão:
- Procedimentos necessários para abertura do exercício:
– Conferência de saldos entre os módulos contas e diário/razão das disponibilidades financeiras, fichas extraorçamentárias e restos a pagar processados e não processados.
– Orientações para abertura automática ou manual (com base nos anexos de balanço) do diário/razão e conferência com os saldos do exercício anterior.
- Análise das inconsistências e possíveis soluções de erros mensais: inversão de contas, regras PCASP, conferência de Disponibilidade Financeira e Contas Extraorçamentárias, validações específicas de Tribunais de Contas.
- Procedimentos para Encerramento de Exercício: conferências de saldos de Restos a Pagar, Disponibilidade Financeira, Saldos Extraorçamentários, Inscrição de Dívida Ativa, Atualizações de Parcelamentos, Precatórios, Bens Patrimoniais e outros ajustes necessários.
- Análise dos Anexos de Balanço e Soluções para possíveis erros do encerramento.
- Análises e Alterações dos Eventos Contábeis.
- Análise e Demonstração de Saldos das Apurações de Resultados Financeiros, Orçamentários e Patrimoniais Apontados pelos auditores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
- Conferências de Saldos de Relatórios Específicos dos Tribunais de Contas. 2 – Orientações sobre a execução Orçamentária:
- a) Orientações sobre a classificação orçamentária da receita e da despesa.
- b) Orientações sobre correções de saldos Extraorçamentários.
- c) Conferências e Ajustes das Conciliações Bancárias.
- d) Orientações sobre procedimentos de alterações orçamentárias (suplementações, remanejamentos, transposições e transferências).
- e) Orientações a respeito da Contabilização de Ganhos e Perdas de Aplicações Financeiras do RPPS.
f)Orientações a respeito de Contabilização de Adiantamentos: Empenhos, Devolução e Prestação de Contas e identificador de superávit financeiro (ISF) = P (Permanente)
- Orientações sobre PPA/LDO/LOA
- Orientações sobre os anexos do PPA e da LDO;
- Orientações a respeito das parametrizações das fichas Orçamentárias: fontes de recurso, vínculos e demais parâmetros para controle das receitas e despesas da saúde e educação e outros recursos vinculados.
- Análise e parametrização dos anexos da Lei de Responsabilidade Fiscal:
- Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e Relatório de Gestão Fiscal (RGF).